quinta-feira, 30 de julho de 2020




O tempo da vírgula é precioso para escritores e leitores, apesar de normalmente não nos darmos conta disso. É um momento de fôlego, de reflexão, alinhamento de caminhos, redirecionamento de rotas, expectativa de novos desdobramentos.

O que seriam dos textos sem as vírgulas? O que seria do pensamento humano sem as vírgulas? O que seria da vida sem as vírgulas? É o tempo da vírgula que nos recarrega para seguir adiante.

Esse espaço é um convite para essa parada na correria da vida, para um momento de reflexão sobre nosso cotidiano, História, cultura e tudo mais que nos cerca e nos dá conhecimento e prazer para continuarmos a escrita da vida.
 

quarta-feira, 29 de julho de 2020

O recomeço após o precioso tempo da vírgula.

Sejam bem vindos ao Tempo da Vírgula!!! Eu preciso admitir que esse blog é, acima de tudo, um ato de reinvenção, recomeço e até de teimosia da minha parte.

Em 2008 criei meu primeiro blog -  tremdahistoria.blogspot.com -  convidando as pessoas a realizarem comigo expedições ao passsado e momentos de reflexão sobre nosso presente e nossa cultura. O blog se transformou em um espaço de memória dos meus artigos e pensamentos ao longo dos anos. Fiz várias publicações até 2014, mas parei. O blog emudeceu, congelou, paralisou. 

Não sei responder ao certo o motivo. Falta de tempo para escrever, outras prioridades de vida, desestímulo,... Talvez um pouco de tudo isso. Na verdade, o blog sempre me retratou, inclusive no seu silêncio.

Mas não era um ponto final e sim uma vírgula. Eu precisei do precioso tempo da vírgula para me reinventar e seguir adiante.

A vida, assim como um texto, nos convida a novos caminhos e novos desafios todo o tempo. O importante é não deixar esse convite sem resposta. E minha resposta é SIM, BORALÁ!!! 

Nos novos caminhos, deixamos para traz o que não nos serve mais e levamos conosco nossa História e o que damos verdadeiro valor. Portanto, trarei para o Tempo da Vírgula parte do repositório de textos ja escritos e compartilhados no Trem da História.

Pretendo me desafiar constantemente ao prazer laborioso da escrita, mas entremearei os inéditos com alguns textos antigos. Espero que curtam comigo essa estrada sinuosa de idas e vindas, de escritas e vírgulas.

Annette Laming-Emperaire e Luzia em Minas Gerais: O encontro das mulheres que nos revelou nossas remotas origens

Disponível em https://www.brasildefato.com.br/2018/09/04/luzia-5-curiosidades-sobre-o-fossil-perdido-no-incendio-do-museu-nacional/. Acesso ...