domingo, 16 de agosto de 2020

Os egípcios chamavam as Bibliotecas de "tesouro dos remédios da alma"



Fonte: Pinterest

Os amantes dos livros, nos quais eu me incluo, ficam fascinados diantede uma estante repleta deles. Uma Biblioteca é como um parque de diversões para crianças. E como é bom ser criança diante de tantos brinquedos mágicos!

Biblioteca nos remete à ideia de um depósito de livros normalmente aberto ao público. Mas nem sempre foi assim... As primeiras surgiram no Oriente e eram locais onde se guardavam as tabuletas de argila nas quais se faziam os registros escritos. O objetivo maior era a preservação do conhecimento e não sua divulgação. O uso dos pergaminhos no Mundo Antigo disseminou muito a escrita e fez surgir espaços mais próximos às atuais bibliotecas. Porém, durante a Idade Média, todo o acervo bibliográfico ficou longe da população, restrito e protegido nos mosteiros e conventos. Os monges copistas foram responsáveis por reproduzir manualmente obras únicas. O livro e o filme “O nome da Rosa” mostram bem o fascínio e a importância das bibliotecas medievais.

Com o ressurgimento das cidades e nascimento das primeiras universidades no século XIII, as bibliotecas foram abertas à consulta e disseminadas por diversos países. Mas foi no século XV que ocorreu uma das maiores revoluções da Humanidade: a invenção da imprensa por Gutemberg. Este alemão, leitor voraz, criou um sistema de caracteres móveis que permitiu a produção de livros em massa, tornando-os mais baratos e acessíveis à população. Gutemberg possibilitou a circulação do conhecimento e a ampliação dos acervos das bibliotecas de todo o mundo.

Séculos mais tarde, a Internet deu mais um salto, colocando o conhecimento universal ao alcance de todos ( ou a todos que tem esse acesso). Bibliotecas Digitais facilitam a disponibilização de livros de todo o mundo. E Bibliotecas Híbridas unem várias mídias e o melhor desses dois universos. Pesquisas acadêmicas demonstram que o mundo digital não será o fim das Bibliotecas físicas, muito pelo contrário.

A informação de um e-book pode ser a mesma, mas o prazer de manusear um livro não pode ser substituído por uma tela branca cheia de caracteres. Podem me chamar de antiquada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Annette Laming-Emperaire e Luzia em Minas Gerais: O encontro das mulheres que nos revelou nossas remotas origens

Disponível em https://www.brasildefato.com.br/2018/09/04/luzia-5-curiosidades-sobre-o-fossil-perdido-no-incendio-do-museu-nacional/. Acesso ...